Problemas cervicais são causas relativamente incomuns de infertilidade. Elas podem incluir:

Muco cervical inadequado
Pode ser determinado por estimulação estrogênica deficiente ou células endocervicais mal funcionantes. Uma das opções de tratamento para o muco cervical inadequado é a terapia com gonadotrofinas.

Hostilidade do muco
Quando espermatozóides normais falham à penetração do muco cervical. A hostilidade do muco pode desenvolver-se em decorrência de infecções intravaginais ou devido à presença de anticorpos antiespermatozóides no muco (que também são comumente decorrentes de tratamento). Também é possível que o indivíduo do sexo masculino desenvolva anticorpos contra seus próprios espermatozóides. Tratamento de ambos os parceiros com agentes antibióticos/antifúngicos pode eliminar o problema. Quando isso falha, essas pacientes podem ser tratadas por inseminação intra-uterina (intrauterine insemination, IUI), na qual os espermatozóides são introduzidos diretamente no interior do útero, ultrapassando assim o colo anormal.

Infertilidade inexplicada é definida como incapacidade para conceber após um ano, mesmo que o ciclo seja normal, o sêmen seja normal, os achados laparoscópicos sejam normais e haja penetração normal do muco pelos espermatozóides. Em cerca de 10%-15% dos casais, uma causa para a infertilidade pode não ser encontrada mesmo após investigação completa de ambos os parceiros.

Os resultados de tratamento hormonal empírico têm sido encorajadores em algumas pacientes do sexo feminino cuja infertilidade não é diagnosticada após investigação completa.

Nas mulheres, diferentemente dos homens, a fertilidade declina com a idade a partir, aproximadamente, dos 35 anos de idade. A subfertilidade clínica, definida como um retardo na concepção de mais que 12 meses, é, portanto intimamente associada com o avançar da idade.

Outros fatores relacionados ao estilo de vida, como dieta, exercícios, álcool e uso de drogas ilegais ou até medicamentos prescritos podem influenciar a fertilidade, mas sua importância é incerta.